João Fragoso
Técnica: Serigrafia
Dimensões: 45,5 X 34,5 cm
Edição: 150 exemplares assinados e numerados
Referência: JF0001
P.V.P.: 350 €
Sobre João Fragoso
1913: Nasce a 27 de abril, nas Caldas da Rainha, em Portugal. Foi um escultor e artista plástico que se afirmou como uma das figuras mais representativas da arte portuguesa das últimas décadas do século XX, principalmente na área da escultura.
1933: Inicia a frequência da Escola Superior de Belas Artes de Lisboa (ESBAL), onde foi discípulo de José Simões de Almeida (Sobrinho).
1934: Participou na I Exposição Livre dos Alunos da Escola Superior de Belas-Artes de Lisboa.
1936: Frequentou a Escola Superior de Belas Artes do Porto (ESBAP), onde foi o último discípulo de Teixeira Lopes.
1940: Trabalha no projeto e decoração da Sala Camões da Exposição do Mundo Português, tendo sido condecorado com o grau de Oficial da Ordem Militar de Cristo pelo seu trabalho.
1941: Participou na XXXVIII edição da Exposição de Pintura e Desenho Gravura e Escultura de Lisboa.
1943: Defende a tese do Curso Superior de Escultura, com a elevada classificação de 19 valores, apresentando uma estátua de São João de Deus, sendo-lhe atribuído pela primeira vez o Prémio Rui Gameiro-Maria Helena.
1944: É bolseiro do Instituto para a Alta Cultura em Espanha.
1945: Expõe individualmente pela primeira vez na galeria do Círculo de Belas Artes de
Madrid.
1946: Participou na Exposicion del Escultor João Fragoso no Circulo de Bellas Artes, Direccion General de Bellas Artes y El Museo Nacional de Arte Moderno, de Madrid e na X edição da Exposição de Arte Moderna do SNI (Palácio Foz, Lisboa).
1947: Funda o primeiro Estúdio-Escola de Cerâmica de Lisboa, que funcionou durante 10 anos e que foi a primeira escola devotada ao ensino das artes da cerâmica a funcionar em Portugal. Como vice-presidente da Sociedade Nacional de Belas Artes moderniza os seus serviços, criando um curso chamado Desenho Base, que foi o primeiro curso de
design a funcionar em Portugal.
1954: Participou na 2.ª Exposição do Estúdio-Escola de Cerâmica em Lisboa.
1957: Participou na I Exposição de Artes Plásticas da Fundação Calouste Gulbenkian
realizada na Sociedade Nacional de Belas-Artes de Lisboa.
1970: Propõe o movimento sociopolítico que ficou conhecido por Lisboa 70. Depois de trabalhar como professor agregado da Escola Superior de Belas Artes de Lisboa durante anos, é nomeado professor de Escultura daquela instituição, após prestação de provas públicas.
1960: É autor do monumento em homenagem a Álvaro Martins Homem, inaugurado a 17 de julho na Praça Velha em Angra do Heroísmo e, em 1984, removido e instalado na rotunda das Avenidas Novas, onde se encontra.
1981: Participou na Exposição 100 Artistas para un Centenário, Pintura, Escultura e Desenho das Galerias Skira de Madrid, que incluía uma homenagem itinerante a Picasso nas principais cidades de Espanha.
1987: Participou na 2.ª Bienal de Escultura e Desenho do Atelier-Museu António Duarte, Caldas da Rainha.
1989: Participou na IV edição da Exposição de Artistas Caldenses, do Museu de José Malhoa, Caldas da Rainha.
2000: Faleceu a 28 de dezembro.
2005: Participou na exposição coletiva Arte e Poesia, do Centro Português de Serigrafia, Lisboa. Foi condecorado com diversos prémios e distinções e recebeu diversas medalhas de mérito e homenagens variadas, salientando-se: o Prémio Ruy Roque Gameiro – Maria Helena, com o tema São João de Deus; o Prémio Nacional de Escultura Mestre
Manuel Pereira, aquando da XI Exposição de Arte Moderna do SNI; a medalha de bronze na Exposição Internacional de Bruxelas, Bélgica;
Se gosta deste artista, poderá também achar interessante os trabalhos de Júlio Pomar, Bravo da Mata e Helena Vieira da Silva.