Eduardo Luiz
Técnica: Serigrafia
Dimensões: 22 x 28,5 cm
Referência: EL0001
Edição: -
P.V.P.: 125€
Sobre Eduardo Luiz
1932: Nasce em 1932, em Braga.
1943: Até 1946 frequentou a Escola de Artes Decorativas do Porto, e depois, até 1952, a Escola de Belas-Artes da mesma cidade, estudando pintura.
1953: Ganhou o prémio Jovem Pintura da Galeria de março. Nestes primeiros anos de vida artística, dedicou-se também à dança, à música e à cenografia.
1958: Partiu para Paris como bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian. Fixar-se-ia em França definitivamente. Aí conquistou diversos prémios de prestígio. Teve também oportunidade de expor em diversos outros países, nomeadamente no Brasil, em Espanha, em Itália e na Bélgica.
Atualidade: A sua obra encontra-se representada em numerosos museus e coleções públicas e particulares, entre os quais o Museu de Arte Erótica de San Francisco, o Museu de Arte Moderna de Paris, a Secretaria de Estado da Cultura e o Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian.
A Fundação encarregar-se-ia, aliás, em 1990, de organizar uma importante exposição da obra do artista, na qual ficaram patentes, em visão de conjunto, o seu apuro técnico, o seu perfeccionismo pictórico, a singular estilização linear que o identificam, e, sobretudo, as suas constantes tentativas de reinvenção do espaço e do volume na tela.
Em 1983, Eduardo Luiz foi condecorado com a Cruz de Santiago e Espada.
Se gostou deste artista, poderá também achar interessante os trabalhos de Pantojana Rojão, Lupi Manso e Rodrigo Ferreira.