Georgia Totto O’Keeffe, nascida a 15 de novembro de 1887, em Santa Fé, nos Estados Unidos, começou a perder a visão aos 84 anos, restando-lhe apenas uma visão periférica do mundo, devido a uma doença degenerativa ocular. Com esta condição limitativa, Georgia acabou por deixar de pintar em 1972. Um ano depois, um jovem oleiro chamado Juan Hamilton apareceu na sua quinta e tornou-se o seu confidente, companheiro e gestor de negócios até à sua morte, em 1986.
Conhecida pelas suas pinturas centradas em detalhes de flores, nas paisagens do Novo México e nos arranha-céus de Nova Iorque, Georgia O'Keefe foi considerada a "mãe" do modernismo dos Estados Unidos.
Em 1905, começou a estudar pintura na School of the Art Institute de Chicago e, posteriormente, na Art Students League de Nova Iorque. No entanto, Georgia sentia-se muito limitada por apenas fazer cópias de outras obras ou recriações do que via na natureza. Em 1908, sem condições para pagar a faculdade, começou a trabalhar como ilustradora e, entre 1911 e 1918, deu aulas no Texas e na Carolina do Sul.
Georgia acabou por mudar-se para Nova Iorque em 1918 e foi apenas nesta data que começou a trabalhar profissionalmente como artista. O seu trabalho centrou-se, em grande parte, na reprodução da arte abstrata e nos close-ups de flores e do corpo feminino.
Comments