No dia 29 de julho assinalamos esta data com obras do conceituado artista Júlio Pomar. Esta celebração, criada durante a Cúpula Global do tigre, sedidada em São Petersburgo, na Rússia, pretende aumentar a conscientização sobre a preservação do tigre.
Quem é foi Júlio Pomar?
Foi um artista plástico/pintor português. Pertenceu à 3ª geração de pintores modernistas portugueses,[3] sendo autor de uma obra multifacetada, centrada na pintura, desenho, cerâmica e gravura, com importantes desenvolvimentos nos domínios da tridimensão (escultura; assemblage) ou da escrita. Os primeiros anos da sua carreira estão ligados à resistência contra o regime do Estado Novo e à afirmação do movimento neorrealista em Portugal, marcando a especificidade deste no contexto europeu. Teve uma ação artística e cívica intensa ao longo das décadas de 1940 e 1950 e é consensualmente considerado o mais destacado dos cultores do neorrealismo nacional.
Leonel Moura é um artista à frente do seu tempo, que, como mais ninguém, trata a robótica e a inteligência artificial por tu! Nascido a 26 de dezembro de 1948, em Lisboa, é um conceituado artista português cuja obra nos fins da década de 1990 passou da fotografia para a inteligência artificial e arte robótica. Desde então, tem produzido vários Robôs Pintores e o Robotarium, um zoo para robots, o primeiro deste tipo no mundo.
Descubra mais sobre o artista e as suas obras aqui
Comentarios