A artista da semana da Serigrafias & Afins é a Armanda Passos, uma das maiores pintoras portuguesas.
A sua obra aproxima-se da arte neofigurativa, no entanto, marcada por representações da figura feminina que incluem o grotesco e o onírico, e na companhia constante de bichos expressivos.
A ausência de fundos trabalhados é outra característica da arte da Armanda Passos. Esta renúncia acentua a força da figuração onde a cor ou a ausência demarcam os estados do representado.
Presenças exuberantes. Variações de um mesmo rosto e de um mesmo corpo volumoso que se multiplica e prolifera nas obras ao longo das várias épocas. A mesma figura de fundo desde sempre. A transmutação dá-se mais pelas roupagens e as cores, sendo estas oscilações cromáticas sempre fortes e vibrantes. De forma lúdica parece haver uma ampliação e exploração da singularidade que a si mesma se ultrapassa ao conquistar a pluralidade.
A artista licenciou-se na Escola Superior de Belas Artes do Porto, expondo as suas obras a partir de 1976. Durante toda a sua vida artística teve obras suas expostas em coleções em vários países do mundo como Espanha, Bélgica, França, Alemanha, Suíça, Inglaterra, Luxemburgo, Itália, Turquia e Estados Unidos. Morreu a 19 de outubro de 2021, aos 77 anos.
Saiba mais sobre a artista aqui
Comments