Em maio celebra-se o Dia da Marinha & o Dia Europeu do Mar. Para comemorar esta data a S&A traz coleções de dois artistas que ao longo da sua carreira produziram coleções alusivas a esta temática.
O segundo artista é o José de Guimarães e a sua coleção Atlântico, Pacífico e Índico, especialmente concebida para a Expo’98.
Artista plástico português nascido em 1939, em Guimarães e com uma vasta carreira que já ultrapassa cinco décadas, Guimarães é conhecido por explorar a fusão entre a tradição africana e as tendências contemporâneas da arte.
Suas obras são um reflexo da sua experiência multicultural, apresentando uma mistura única de elementos culturais africanos e europeus.
Os temas recorrentes no trabalho de Guimarães incluem a mitologia africana, a religião, a história e a cultura. Ele utiliza uma variedade de técnicas e materiais em suas obras, incluindo pintura, escultura, cerâmica, gravura e fotografia. Guimarães também é conhecido por suas ilustrações e performances, que frequentemente envolvem objetos encontrados e materiais descartados.
Uma das características mais marcantes do trabalho de Guimarães é sua paleta de cores vibrantes e ousadas. Ele usa uma ampla gama de cores em suas obras, muitas vezes combinando cores que normalmente não seriam associadas uma à outra. Essas cores fortes e intensas refletem a energia e a vitalidade das culturas africanas.
Guimarães tem uma longa lista de prêmios e honrarias, o seu trabalho tem sido exibido em museus e galerias em todo o mundo, incluindo o Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa.
Saiba mais sobre o artista e suas obras aqui
#SerigrafiasEAfins #Arte #Decoração #Serigrafia #Abstrato #Josedeguimaraes #Guimarães #ArtistadaSemana
Comentarios