#ArteEmDestaque | Andrés Alcántara, um escultor de grande mérito.
- Serigrafias&Afins
- 12 de fev.
- 1 min de leitura
Atualizado: há 5 dias
Nascido em Torredelcampo, 22 de novembro de 1960, é um artista plástico espanhol com obra nos campos da escultura, pintura e gravura.
Realiza a sua primeira exposição individual em 1988, na Galeria E. Navarro, Madrid. Participou em importantes coletivas internacionais como a Bienal Villa de Madrid; ARCO, Madrid; ESTAMPA, Madrid; Museo de la Ciudad em Madrid e Museo de Santa Cruz em Toledo. Alcántara ou El mago de la piedra (como já foi apelidado), recusa quaisquer vínculos a movimentos estéticos, assumindo esse alheamento, com uma discreta e sincera atitude de vida que o impele a modelar diretamente os volumes, segundo a liberdade do seu mais íntimo sentir. Andrés Ancántara encontra-se representado em numerosas e prestigiantes coleções internacionais.
Alcántara, que se considera fundamentalmente um escultor - trabalhando preferencialmente o mármore puro, branco ou negro - tem também enveredado pelo caminho do desenho. Foi laureado com os seguintes prémios de prestígio: Na Bienal de Escultura de Múrcia; no XIV Certame Nacional de Escultura Caja de Madrid; no XXII Concurso de Pintura y Escultura em Quesada, Jaén; no XVIII e XIX Certame Internacional de Escultura em Santisteban del Puerto, Jaén, no Concurso Internacional de Escultura de Punta Umbría em Huelva e no 1º Prémio no Concurso Internacional de Escultura Jacinto Higueras, de Jaén (1994).
A Serigrafias & Afins acaba de reforçar a sua coleção com uma obra que vale a pena conhecer aqui:

Técnica: Serigrafia
Dimensão: 50x35 cm (mancha) e 70x50 cm (papel)
Edição: 200 exemplares assinados e numerados
Ano: 1994
Referência: AA0001
P.V.P.: 280€
Comments