É com muito orgulho que anunciamos que a artista, Ana Ventura, representada na nossa coleção, ganhou, em julho de 2022 e por unanimidade, o Prémio da 26ª Edição do Prémio Nacional de Ilustração 2021 com o livro "Mudar", da Direcção-Geral do Livro, Arquivos e Bibliotecas (DGLAB).
“Mudar” é uma obra que se inspira na própria história de vida desta artista por ter emigrado em 2015 para a Bélgica, país onde vive e trabalha.
Publicado em setembro de 2021, trata-se de uma narrativa visual sem palavras, sobre alguém que parte para outro local, onde viverá novos hábitos, rotinas e onde também conhecerá novas paisagens e pessoas. Segundo a artista: “Este livro é uma metáfora sobre os dias de hoje em que todos nós, seja pela aventura, pelo trabalho, pela religião, pela guerra, por amor, pela família, pela curiosidade, viajamos, circulamos, mudamos e nos misturamos pelo mundo fora”.
Visualmente, o livro é composto sobretudo em duas cores – amarelo e azul – que dialogam em contrastes, entre luz e sombra. Foi precisamente esta originalidade da sucessão gráfica, apoiada numa paleta cromática escolhida de forma significativa, que o júri apreciou e lhe valeu tão merecida distinção. A ilustração conta ainda com muitos elementos da natureza, em particular plantas e árvores, característicos do trabalho artístico de Ana Ventura e que pode igualmente conhecer na nossa coleção.
Ana Ventura, nasceu em Lisboa em 1972. Licenciada em Pintura pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, tem também formação em gravura e ilustração.
Desde 1996 que expõe regularmente em Portugal e no estrangeiro. É uma artista muito completa. Com vários livros publicados em parceria com outros autores, o seu trabalho artístico vai desde a fotografia à ilustração, da cerâmica ao desenho em vários suportes e técnicas, incluindo colagens e bordado em tecido.
Saiba mais sobre a artista aqui.
Comments