Sabia que Miquelangelo e Carlos Calvet têm alguns pontos artísticos em comum?
O pintor, escultor e arquiteto Michelangelo Buonarroti, nasceu em Itália, a 6 de março de 1475, e contou com uma carreira artística com mais de 70 anos.
Conhecido como um dos homens mais proeminentes do Renascimento, Miquelangelo foi admirado por Reis e Papas no seu tempo.
As suas obras mais reconhecidas são a estátua de Davi, a Pietá e o teto da Capela Sistina.
Existem algumas curiosidades interessantes sobre a vida deste artista, nomeadamente, saber que Michelangelo e Leonardo da Vinci tinham uma forte antipatia um pelo outro, ou que o próprio colocou seu auto-retrato em algumas de suas obras, como por exemplo, na sua obra "O Juízo Final".
Capela Sistina - Miquelangelo
A arquitetura foi uma das formas que Miquelangelo e Carlos Calvet, enquanto artistas, encontraram para revelarem novas facetas da sua arte.
Curiosamente, ambos os artistas tinham também uma paixão discreta pela poesia, sendo esta uma faceta pouco habitual neste segmento artístico.
A poesia de Michelangelo, por exemplo, utiliza um grande jogo de palavras e abrange vários temas. No entato, nenhuma das suas obras foi oficialmente publicada, mas os literatos de Roma do século XVI eram seus fãs e alguns compositores chegaram mesmo a utilizar os seus versos para compor músicas.
Por sua vez, Carlos Calvet também se destacou fora das "paredes" da pintura e arquitetura, sendo autor dos únicos filmes portugueses surrealistas, como Momentos na Vida de Um Poeta, uma curta-metragem de fição surrealista de 1964.
Conheça algumas das serigrafias de Carlos Calvet aqui.